PUBLICIDADE

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Cinco milhões de senhas do Google são publicadas em fórum da Rússia

Vazamento também afeta usuários do Google em inglês e espanhol.
Esse é o 3º caso de publicação de dados de serviços de internet da Rússia.


Um usuário de um fórum russo publicou uma lista com cinco milhões de nomes de usuário e senhas do Google. A postagem foi noticiada pelo site do canal Russia Today nesta quarta-feira (10) com base em uma reportagem da imprensa especializada local.
O Google se pronunciou sobre o caso nesta quarta no seu blog de segurança. A empresa disse que já adotou medidas para proteger as contas comprometidas e que solicitou a esses usuários que troquem suas senhas.Nem todas as contas vazadas são de usuários russos. De acordo com o site Daily Dot, o vazamento atingiu usuários dos serviços do Google em inglês, espanhol e russo.
A companhia afirmou que "menos de 2%" das credenciais eram válidas e que os sistemas de proteção automatizados da companhia teriam bloqueado muitas das tentativas de uso dessas senhas por um invasor. A postagem diz ainda que as senhas não foram obtidas a partir de ataques a sistemas do Google.
A lista foi publicada no fórum Bitcoin Security. Segundo o Russia Today, os administradores da página removeram as senhas do arquivo, mas deixaram os logins. O site estava instável na tarde desta quarta. Outro endereço, criado para informar usuários se suas contas estavam entre as comprometidas, também apresentava erro.
As empresas russas declararam que a maioria dos dados é falsa ou incorreta e que seus serviços não foram atacados, mas que as credenciais foram coletadas ao longo dos anos por meio de phishing e outros ataques contra os usuários.
Esse é o terceiro vazamento de dados envolvendo serviços de internet na Rússia em 7 dias. Arquivos contendo 1,2 milhão de senhas do portal Yandex e 4,6 milhões de credenciais do serviço de e-mail Mail.ru também foram publicadas na última semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário