Diferença de preço deve ser de pelo menos 20%, diz especialista. Também é preciso considerar as mudanças que o carro sofreu.
Agosto nem chegou ao fim, mas muitas montadoras já passaram até do réveillon: elas já colocaram nas lojas os carros ano 2015. Só que as versões de 2014 ainda estão à venda. Será que ainda vale comprar um modelo deste ano? A melhor maneira é analisar o tipo de atualização no carro -se houver- e a diferença de preço, dizem especialistas.
Fazer as contas é fundamental: "Um modelo de linha mais antiga só vale a pena se o desconto for de pelo menos 20%, que é a diferença de desvalorização para um novo", explica Arnaldo Brazil, executivo-sênior da consultoria MSX International. Isso significa desconto de R$ 8 mil em um carro que custa R$ 40 mil, por exemplo.
Informe-se ainda sobre o que mudou no carro 2015 para o 2014. "Se as mudanças forem consideráveis, como um novo motor ou visual atualizado, vale pagar mais pela novidade, já que a desvalorização posterior vai ser menor", diz Brazil. Se alterações forem pequenas, como mudanças de tecidos ou novas cores, ou nem houver mudanças, essa dica tem menos peso e o que vai contar mesmo é a diferença de valor.
Nesse caso, como a diferença é pequena (de R$ 800), vale investir no 2015 ou pedir um superdesconto no 2014, ensina o consultor.Como exemplo, a Ford tem em sua tabela o New Fiesta nos modelos 2014 e 2015, que não têm diferenças no visual ou na mecânica. A versão mais básica, 1.5 S, passou de R$ 42.190 no carro 2014 para R$ 42.990 no 2015.
O que motiva a virada
A virada de ano nas montadoras tem começado cada vez mais cedo. Em fevereiro, por exemplo, a Volkswagen lançou o compacto Up! como linha 2015, mesmo faltando 10 meses para o Ano Novo.
A virada de ano nas montadoras tem começado cada vez mais cedo. Em fevereiro, por exemplo, a Volkswagen lançou o compacto Up! como linha 2015, mesmo faltando 10 meses para o Ano Novo.
Em algumas situações, a mudança do ano/modelo pode trazer uma nova geração, troca de motores ou alterações visuais, chamadas de reestilização. No entanto, há casos em que as alterações não passam de detalhes.
“Basicamente, há dois motivos para que um carro mude de linha: modificações visuais ou mecânicas e concorrência”, diz o vice-presidente da Chevrolet do Brasil, Marcos Munhoz.
Cuidado com nomenclaturas como "novo carro tal", pois elas tanto podem significar que o modelo sofreu uma mudança profunda (nova geração) ou ser apenas uma jogada de marketing.
E quem ainda não mudou?
Há algumas razões para alguns veículos ainda não terem a versão 2015. No caso dos importados, pode ser que, no país em que é fabricado, o modelo ainda esteja na linha 2014.
Há algumas razões para alguns veículos ainda não terem a versão 2015. No caso dos importados, pode ser que, no país em que é fabricado, o modelo ainda esteja na linha 2014.
Outra causa pode ser a adoção de mudanças em breve, como no caso do Chevrolet Cruze. Apesar de a GM não confirmar, o sedã deve ganhar uma leve reestilização até o final do ano, para a linha 2015.
Por outro lado, a demora na "virada" pode ser sinal de que a comercialização será encerrada em breve. É o caso do Fiesta RoCam. A marca já parou a produção, e o modelo apenas aguarda o fim dos estoques das concessionárias para dar adeus ao mercado.
Veja abaixo quais modelos já estão na linha 2015 no Brasil e quais ainda não “viraram” o ano entre as cinco maiores fabricantes do país.
Fiat
Já estão na linha 2015 Palio, Palio Fire, Siena EL, Grand Siena, Punto, Idea, Strada, Linea, e Weekend (antiga Palio Weekend). As mudanças são mínimas, quando há.
Já estão na linha 2015 Palio, Palio Fire, Siena EL, Grand Siena, Punto, Idea, Strada, Linea, e Weekend (antiga Palio Weekend). As mudanças são mínimas, quando há.
Bravo, Freemont, Doblò e 500 ainda não viraram de ano. Com mudanças visuais e de equipamento, o Uno será lançado em setembro como modelo 2015.
Chevrolet
Já estão na linha 2015 Celta, Onix, Prisma,Cobalt, Montana e Spin, sem grandes mudanças. S10 e Trailblazer serão lançados em breve, com alterações mecânicas.
Já estão na linha 2015 Celta, Onix, Prisma,Cobalt, Montana e Spin, sem grandes mudanças. S10 e Trailblazer serão lançados em breve, com alterações mecânicas.
O Cruze deve receber uma leve reestilização até o final do ano.
Volkswagen
Já estão na linha 2015 Up!, Gol, Voyage, Fox e Saveiro, além da linha dos importados da marca: Golf, Jetta, Passat, Passat Variant, CC, Tiguan, Touareg e Fusca. Os únicos que passaram por mudanças significativas foram o Fox, alvo de reestilização e que ganhou um novo motor na versão mais cara, e a Saveiro, também com mudança visual e agora com opção de cabine dupla.
Já estão na linha 2015 Up!, Gol, Voyage, Fox e Saveiro, além da linha dos importados da marca: Golf, Jetta, Passat, Passat Variant, CC, Tiguan, Touareg e Fusca. Os únicos que passaram por mudanças significativas foram o Fox, alvo de reestilização e que ganhou um novo motor na versão mais cara, e a Saveiro, também com mudança visual e agora com opção de cabine dupla.
Na linha 2014, estão apenas Amarok, o restante da família Fox (SpaceFox eCrossFox) e o veterano Polo, nas versões hatch e sedã.
Ford
Ka e Ka+ foram lançados como ano 2015. Também já "viraram" New Fiesta (hatch e sedã), Focus Hatch e Sedan e EcoSport. Ainda há unidades da linha 2014 de New Fiesta e Focus nas lojas.
Ka e Ka+ foram lançados como ano 2015. Também já "viraram" New Fiesta (hatch e sedã), Focus Hatch e Sedan e EcoSport. Ainda há unidades da linha 2014 de New Fiesta e Focus nas lojas.
Ranger e Fusion devem ganhar a linha 2015 em breve, enquanto o SUV Edge ainda pode ser encontrado como modelo 2013 ou 2014. O utilitário teve uma nova geração apresentadanos Estados Unidos. Ela deve chegar ao Brasil apenas no ano que vem.
O Fiesta RoCam, que deixou de ser produzido, ainda consta na tabela de preços e no site da marca, como 2014, mas deve desaparecer em breve.
Renault
Clio, Logan e Sandero já tiveram a linha 2015 lançada, sendo que o último ganhou uma nova geração no início de julho.
Clio, Logan e Sandero já tiveram a linha 2015 lançada, sendo que o último ganhou uma nova geração no início de julho.
No restante da linha, o sedã Fluence irá receber alterações visuais até o final do ano, enquanto o Duster deve manter a linha 2014 até a virada do ano. Em 2015, irá passar pela reforma visual aplicada na Europa. O utilitário com as mudanças chegou a ser flagrado em testes.
Projeto de lei tenta mudar situação
O projeto de lei 3547/2012, de autoria do Deputado Hugo Motta (PMDB-PB), pretende proibir que um veículo seja lançado como ano-modelo posterior ao ano-calendário antes de 1º de setembro. Por exemplo, se a lei já estivesse em vigor, os carros lançados até 31 de agosto só poderiam ser considerados modelo 2014.
O projeto de lei 3547/2012, de autoria do Deputado Hugo Motta (PMDB-PB), pretende proibir que um veículo seja lançado como ano-modelo posterior ao ano-calendário antes de 1º de setembro. Por exemplo, se a lei já estivesse em vigor, os carros lançados até 31 de agosto só poderiam ser considerados modelo 2014.
A proposta, apresentada em março de 2013, já foi aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor e está aguardando parecer do relator do projeto na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Se aprovada, deverá ainda passar pelas Comissões de Viação e Transportes e Constituição, Justiça e Cidadania, para, então, ser levada ao Senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário