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sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Veja diferentes regras para uso de moto pelo mundo e no Brasil

Há locais que não exigem capacete e outros que limitam potência.  Na Europa, habilitação de moto é mais cara e quem tem carro pode pilotar.


Regras para o uso de moto variam muito entre os países. Nem o capacete, exigido pela lei brasileira, é obrigatório em todo o mundo. Há regiões dos Estados Unidos que permitem rodar sem ele. Alguns locais adotam normas rígidas e até restrições, como nas zonas centrais da China, maior produtor mundial do veículo.
Veja abaixo algumas regras para motos pelo mundo e como elas são no Brasil.
Casal anda de moto sem capacete, em Milwaukee, nos Estados Unidos (Foto: Rafael Miotto/G1)Casal anda de moto sem capacete, em Milwaukee,
nos Estados Unidos .
Sem capacete - Estados Unidos
Com predominância de motos de alta cilindrada, os EUA possuem regras específicas para motocicletas em cada região. Dos 48 estados, apenas 19 e o distrito de Columbia exigem o uso de capacete para todos motociclistas.
Em Wisconsin, terra da Harley-Davidson, por exemplo, o equipamento de segurança é obrigatório só para quem possui 17 anos ou menos. Em alguns estados, não é exigido para pilotar motos pequenas (abaixo de 50 cilindradas).
Em 2012, 4.667 pessoas morreram em acidentes de motos nos EUA, 14% do total de 33.561 mortes no trânsito, de acordo com a Insurance Institute for Highway Safety (IIHS, instituto que trata da segurança em estradas dos EUA).
Como é no Brasil: o capacete é exigido para rodar com motocicletas em todo o país.

Com a proibição de motos nos centros da grandes cidades na China, os modelos elétricos se proliferaram, por exemplo, em Xangai (Foto: Rafael Miotto/G1)Em Xangai, moto elétricas dominam o centro.
Moto vetada nos centros - China
Maior produtora de motocicletas do planeta, a China retirou os veículos de duas rodas movidos a combustão de algumas regiões.
As grandes cidades, como Pequim e Xangai, possuem restrição à circulação de motos em seus centros. Mas motos elétricas são permitidas, o que acabou proliferando seu uso nesses locais. Uma exceção para isso é a cidade de Chongqing, polo da fabricação de motocicletas no país, na qual as motos são liberadas a rodar livremente.
Como é no Brasil: com exceção de algumas vias, como a pista expressa da Marginal Tietê, em São Paulo, as motos têm circulação livre pelas ruas e estradas.

Placa mostra restrição à circulação de motos em estradas na China (Foto: Rafael Miotto/G1)Placa mostra restrição à circulação de motos em
estradas na China (Foto: Rafael Miotto/G1)
Fora das estradas - China
Além de vetar a circulação em grandes centros urbanos, a China proíbe esses veículos nas autoestradas, restando aos motociclistas utilizar apenas estradas vicinais e de terra.
O objetivo da medida é evitar acidentes. No entanto, ela acaba sendo um empecilho para o desenvolvimento do mercado de motos de alta cilindrada no país.

Como é no Brasilas motos são livres para rodar pelas rodovias.

Motociclistas passeiam por Colônia, na Alemanha. Tirar habilitação para motos no país custa, em média, 1.800 euros (Foto: Rafael Miotto/G1)Motociclistas passeiam por Colônia, na Alemanha.
Tirar habilitação para motos no país custa, em
média, 1.800 euros .
Motoescola mais rígida - Europa
Apesar de variar de país para país, o sistema de preparo de motociclistas é mais rígido na Europa, se comparado ao brasileiro, por exemplo.
Nas aulas naquele continente, o usuário aprende a frear e a trocar de marcha corretamente.
Na Alemanha, tirar a carteira de moto é mais caro que de carro. A primeira custa cerca de 1.800 euros (aproximadamente R$ 5,5 mil, na cotação atual); a de carros  sai por 1.600 euros (equivalente a R$ 5 mil). 
Como é no Brasil: não existem lições práticas específicas para frenagem de emergência, nem troca de marchas. Tirar a habilitação para carro ou moto custa cerca de R$ 1 mil.

Apesar de não ser liberada em toda Europa, motociclistas costumam circular nos corredores (Foto: Rafael Miotto/G1)Moto passa pelo corredor em Paris.
Moto no corredor - Europa
A permissão para rodar no chamado corredor, formado entre duas filas de veículos, varia de país para país na Europa.
Na Áustria, na Bélgica e na Holanda é permitido andar no corredor quando o trânsito fica parado, mas, nos dois últimos países, é preciso rodar em velocidade baixa. Na Áustria não há restrições.
Na Alemanha, na Itália e na França, rodar no corredor é proibido, porém as autoridades são tolerantes em alguns casos. "Em Paris todo mundo faz isso", explica a jornalista alemã Eva Breutel, especializada em motocicletas.
Como é no Brasil: não há proibição para as motos circularem nos corredores.

Serviço de moto-táxi em Paris tem motos grandes de alta cilindrada (Foto: Rafael Miotto/G1)Serviço de moto-táxi em Paris tem motos grandes
de alta cilindrada.
Mototáxi em aeroportos - Paris
Para se livrar do intenso tráfego de carros, Paris tem um grande movimento de mototáxis no aeroporto Charles de Gaulle.
Enquanto o carro pode levar mais de 1 hora para fazer o trajeto do local ao centro da cidade, os mototaxistas prometem realizar o percurso em 20 minutos.
O serviço, no entanto, é um pouco mais caro: custa 70 euros (equivalente a R$ 220), enquanto táxis cobram 65 euros (cerca de R$ 197), em média.
Os modelos usados são os de alta cilindrada, como Honda Gold Wing, Suzuki Burgman 650 e BMW K 1600, que permitem carregar bagagem e também oferecem mais conforto ao garupa, com bancos mais largos.
Como é no Brasil: mototáxis são permitidos e o uso é mais difundido na região Nordeste, com modelos de baixa cilindrada. Nos principais aeroportos ainda predomina o uso de táxis.

Motos são liberadas para andar no corredor de ônibus em Londres (Foto: Divulgação)Motos são liberadas para andar no corredor de
ônibus em Londres (Foto: Divulgação)
Motos na faixa de ônibus - Londres
Desde 2011, a cidade de Londres permite aos motociclistas circularem pelas faixas e corredores de ônibus. De acordo com o governo local, a segurança dos motociclistas e outros integrantes do trânsito não é afetada.
Entre os benefícios apontados pela órgão de transporte da capital inglesa estão a redução de emissões de poluentes e a diminuição do tempo de deslocamentos para motociclistas, além de ajudar na fluidez geral do tráfego.
Como é no Brasil: as motos são proibidas de rodar nas faixas e corredores de ônibus.

ABS motos (Foto: G1)Motos sem ABS permitem que as rodas travem
em frenagens bruscas.
Freios ABS obrigatórios - Europa
A partir de 2016, todas as motos novas na Europa, com motores de cilindrada superiores a 125 cc, terão que possuir freios do tipo ABS, que evitam o travamento das rodas em frenagens bruscas.
Para modelos com tamanho de motores inferiores a 125 cc, será mandatório o ABS ou o CBS, que "reparte" a força da frenagem entre as rodas – a escolha de um deles pode ser feita pelo fabricante.
Como é no Brasil: não há obrigatoriedade de freios ABS para as motos.

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