PUBLICIDADE

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Simulado do Enem ajuda ex-aluna da Gama Filho a entrar em federal do RJ

Plataforma Geekie Games oferece simulado e plano de estudo ao aluno. Jaqueline Suarez conseguiu vaga em jornalismo na UFRRJ pelo Enem.




Jaqueline Suarez usou o Geekie Games para estudar para o Enem (Foto: Arquivo pessoal)Jaqueline Suarez usou o Geekie Games para
estudar para o Enem.
Ela imaginava que a instituição, tradicional no Rio de Janeiro, pudesse ser descredenciada, o que ocorreu em janeiro deste ano, e temia perder a oportunidade de continuar estudando com bolsa de 100% do Prouni. Com um novo Enem, disputaria outra vaga no ensino superior.Assim que a crise financeira enfrentada pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, começou a se agravar no ano passado, Jaqueline Suarez Bastos, de 20 anos, que cursava o segundo ano de jornalismo, resolveu recuar e fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) novamente.
“Voltei a estudar para o Enem, mas com dois anos de jornalismo não me lembrava mais nada de química ou matemática. Fiz buscas na internet, mas só encontrava apostilas muito extensas, até que achei o Geekie Games”, diz. “Fiz o primeiro simulado, que me gerou todos os dados e o relatório que precisava. Pensei: aqui vai ser meu caminho, não tinha muito tempo e precisava melhorar muita coisa. O Geekie me deu exatamente o que estudar", afirma.
Jaqueline sempre estudou na rede pública e assim que concluiu o ensino médio, em 2011, prestou o Enem. Foi com o resultado deste exame que garantiu a bolsa integral na Gama Filho. Mesmo com a possibilidade de a faculdade falir, Jaqueline não largou o curso. Tentou a transferência externa para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas ficou 0.7 ponto abaixo da média na prova e não conseguiu. Preferiu apostar no Enem, do que ficar na incerteza sobre seu futuro, por isso conciliava as aulas na Gama Filho com os estudos na plataforma do Geekie Games.
O esforço valeu a pena. Na mesma semana que saiu a transferência externa para a Universidade Veiga de Almeida (UVA), alternativa apresentada pelo Ministério da Educação, Jaqueline soube que passou na segunda chamada do Sisu para cursar jornalismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
“Não consegui o documento para fazer a transferência e tive de começar o curso de novo [na UFRRJ], do início. Vejo pelo lado positivo, a universidade que estou é pública, tem qualidade e estou garantida”, diz.
Jaqueline teve de deixar a casa dos pais no Centro do Rio de Janeiro para morar em uma república em Seropédica, a três horas de distância. Volta para casa aos fins de semana. “Mudei toda minha rotina, mas estou gostando, está valendo a pena. Há projetos além da sala de aula, além disso morar em outro lugar é uma experiência de amadurecimento.”
Simulado Geekie Games traz questões para treinar aluno para o Enem (Foto: Reprodução/Geekie Games)Simulado Geekie Games traz questões para
treinar aluno para o Enem (Foto: Reprodução/
Geekie Games)
Simulado online
A plataforma online já está em funcionamento para os alunos que farão o Enem neste ano. O primeiro simulado pode ser feito até o dia 31 de agosto. Serão ao todo três simulados até as provas do Enem, marcadas para 8 e 9 de novembro.
Outros dois simulados estarão disponíveis entre os dias 1º de setembro e 30 de setembro, e 1º de outubro e 9 de novembro.
No Geekie Games, o estudante encontra exercícios para testar o seu conhecimento e fazer uma avaliação diagnóstica, e as duas provas com 90 questões cada, nas quatro área do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática).
Para participar, é preciso fazer um cadastro grátis no próprio site. A primeira atividade sugerida é um teste diagnóstico. O candidato então recebe um plano de estudos personalizado baseado nos seus resultados, apontando os pontos fortes e fracos. Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, à medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades.
O simulado da Geekie usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no Enem, por isso permite fazer uma estimativa de quanto o candidato tiraria na prova. Os alunos poderão testar seus conhecimentos no primeiro simulado até o dia 31 de agosto.
Assim como o Enem, o simulado é dividido em duas partes, cada uma com duração de quatro horas e meia. A primeira parte traz dois cadernos de perguntas: um deles com 45 perguntas de ciências humanas e 45 perguntas de ciências da natureza, assim como o primeiro dia de provas do Enem.
A segunda parte traz 45 questões de linguagens e 45 questões de matemática. Depois que o estudante começa a responder os cadernos de questões, não é mais possível parar, assim como a prova real. Também não há opção de fazer o mesmo simulado mais de uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário