PUBLICIDADE

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Mais da metade das famílias brasileiras se diz endividada

O percentual de famílias com dívidas ficou em 63,6% em agosto, segundo dados da Peic.


11,8% das famílias se dizem “muito endividadas”, 24,8% “mais ou menos endividados” e 27% “pouco endividados”

O percentual de famílias brasileiras endividadas ficou em 63,6% em agosto, segundo dados divulgados nesta terça-feira (26) pela Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) da CNC (Confederação Nacional do Comércio).
A parcela de famílias com dívidas, como cartão de crédito, crédito pessoal, carnês e financiamentos, é superior às registradas em julho deste ano (63%) e em agosto do ano passado (63,1%).
Em relação ao tamanho das dívidas, 11,8% das famílias se dizem “muito endividadas”, 24,8% “mais ou menos endividados” e 27% “pouco endividados”.
Entre aquelas com renda até dez salários mínimos, os endividados são 64,8%. Entre as famílias com renda superior a dez salários, a parcela é 57,6%.
Mais de três quartos das dívidas (75,8%) são do cartão de crédito. Outros tipos comuns são: carnês (17%), financiamento de carro (13,4%), crédito pessoal (9,6%) e financiamento de casa (7,3%).
Os inadimplentes, ou seja, aqueles que têm contas em atraso, somam 19,2% das famílias brasileiras. O percentual está acima do observado em julho deste ano (18,9%), mas abaixo do percentual de agosto do ano passado (21,8%).
O percentual de famílias que não terão condições de pagar as dívidas caiu de 6,6%, em julho deste ano, para 6,5% em agosto deste ano. A taxa de agosto também é inferior à de agosto do ano passado (7%).
Um dos serviços de proteção ao crédito do País calcula que cerca de 50 milhões de brasileiros estão com nome sujo por causa de dívidas que deixaram de pagar. E, de acordo com uma pesquisa, boa parte deles não vê perspectiva de se livrar logo do problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário